Globalização e o Meio Ambiente


Com a Globalização o mundo ficou pequeno para os negócios, principalmente com o crescimento desenfreado do setor das comunicações. Isso aumentou ainda mais concorrência por um lugar no mercado.

Com toda essa competição o consumidor saiu ganhando na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos no mercado comercial, mas sai perdendo na qualidade de vida já que as industrias para se sobressaírem no mercado elas não se importam de passarem por cima de algumas leis ou normas a elas aplicadas, e quem mais sofre com essa corrida por melhores resultados é o meio ambiente, já que para alcançarem tais resultados as industrias desmatam, poluem os rios e até o ar que respiramos, contribuindo com o aumento do buraco na camada de “Ozônio”, é o que chamamos de “Efeito Estufa”, causando um superaquecimento em todo o planeta.

Mas a Globalização também tem o seu lado positivo no meio ambiente, com a preocupação em oferecer o melhor produto, aos poucos elas estão se preocupando em produzir produtos que não agridem o meio ambiente, por não ser interessante essa baixa na qualidade de vida que conseqüentemente diminuirá a expectativa de vida dos seus consumidores.

Podemos citar como exemplo os automóveis fabricados no ano de 1996 em diante, polui 10 vezes menos que os fabricados nos anos 80, e a substituição do gás CFC em geladeiras e ar condicionados, por gases que não agridam a camada de Ozônio. Outro efeito positivo da Globalização no meio ambiente é que já existem empresas especializadas na produção de equipamentos de controle de poluição, sistemas de coleta, tratamento e reciclagem de resíduos, inclusive lixo urbano.

Esses maus tratos ao meio ambiente também será melhor combatido, pois percebemos que as entidades que combatem esse tipo de infração estão sendo mais rigorosas com os infratores.
Seria interessante que houvesse uma legislação única a todos os países com níveis equivalentes de exigências.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More